9 de set. de 2009

GUIA DE PERFUMES


Guia de Perfumes, à venda nas principais bancas de revista, revela curiosidades e indica os melhores aromas do mercado.

Reza a lenda que a origem do perfume vem da fumaça. Os egípcios, durante os rituais religiosos, usavam a queima de madeiras, especiarias, ervas e incensos para exalar aromas especiais. Vem daí a origem da palavra perfume: per, através e fummum, fumaça.

Por volta de 1900, o perfume se tornou efetivamente um produto industrial e passou a fazer parte do universo feminino. Durante essa época, algumas fragrâncias começaram a ganhar notoriedade no mercado e uma delas levava a assinatura da estilista Gabriele Chanel, que promoveu uma revolução com o lançamento do imortal Chanel Nº 5.

Atualmente os perfumes são praticamente indispensáveis, além de fazer homens e mulheres se sentirem mais confiantes, também contribui para exprimir sensualidade, alegria e até elegância.

Estas e outras curiosidades sobre o mundo dos perfumes podem ser encontradas no Guia de Perfumes, disponível nas bancas de revistas em todo país, editado pela especialista e grande conhecedora do tema Renata Ashcar.

Renata atuou durante dez anos como designer na área de perfumaria, criando produtos e conceitos. Os outros dez anos foram dedicados a um extenso trabalho na área cultural, quando publicou seu primeiro livro Brasilessência: A Cultura do Perfume e a criação do Museu do Perfume em Curitiba.

Neste seu último trabalho, a coleta de informações para conclusão do Guia durou 2 anos e inclui dicas, sugestões, aromas, ingredientes, história da perfumaria e uma seleção de 409 fragrâncias organizadas por famílias olfativas adequadas a diferentes perfís de homens e mulheres. Veja a entrevista que essa fera deu para a gente.


ONNE - Você acha que as mulheres consomem mais perfumes que as homens? Por quê?

Renata Ashcar - Sim, neste caso os homens costumam ser mais fiéis a um único perfume ou mais conservadores do que as mulheres na escolha de um novo perfume. Para elas, acho que é quase um estado de espírito e muitas vezes a compra é feita por impulso.

ONNE- Na sua opinião, por que os brasileiros consomem mais perfumes importados que nacionais?

RA -Talvez uma parte da população mais abastada possa consumir mais perfumes importados do que dos nacionais, mas a grande massa consome mesmo é perfume nacional.

ONNE-Qual a sua opinião sobre o segmento de perfumaria no Brasil? Cite exemplos e marcas?

RA-A perfumaria no Brasil tem tudo para acontecer na próxima década. Empresas 100% brasileiras como Natura e O Boticário, por exemplo, já fazem parte do ranking das principais empresas mundiais. Temos também todo este movimento da moda brasileira acontecendo aqui e no exterior, onde, em breve, vários estilistas terão seus prórios perfumes, como a Forum ou a Isabela Capetto. Acredito principalmente que nos próximos anos, o Brasil deve criar uma personalidade olfativa própria, explorando ingredientes e cheiros mais caracteristicos à nossa cultura.

ONNE -Você deve possuir um acervo enorme de perfumes em casa? Quantos frascos?

RA-Sim, mais de 600 e ainda é pouco, risos...

ONNE- Quais são os seus perfumes e aromas preferidos?

RA -Não revelo nem sobre tortura, mas posso te falar que adoro ingredientes como rosas, peônia, lichia, flores brancas, violetas, sândalo, incenso, enfim, perfumes que trazem estas combinações com certeza estão entre os meus favoritos.

ONNE- Perfumes afrodisíacos vendidos em Sex Shop são eficazes? Geralmente quais são os ingredientes usados nestes perfumes?

RA- Não. São ingredientes sem procedência segura. Muitos deles trazem o apelo de feromônios, mas a existência da glândula que detecta os feromônios nos humanos não foi provada até hoje. Portanto, acho que este tipo de perfume é muito marketing e pouco efeito.

ONNE- Em termos de sedução, um bom perfume pode chamar mais atenção que uma roupa?

RA - Acho que perfume e moda são complementares, o perfume com certeza pode ser um excelente acessório na hora da sedução.

Um comentário:

  1. Um dos perfumes que indico com certeza e o Girls de Lurion Riwê um perfume com perfil jovem, um mix de frutal, baunilha e blank flowers

    ResponderExcluir