9 de jun. de 2009

A ESTRUTURA DE UM PERFUME

A estrutura de um perfume é composta por três partes – representadas facilmente por uma pirâmide – que são chamadas de notas. São elas:
* NOTAS DE FUNDO ¬– são aquelas da base da composição para onde vão os aromas mais fortes, consistentes, pesados. São os que têm maior poder de fixação (de duração), ou seja, depois de um bom tempo são eles que se evidenciam.
* NOTAS DE CORPO OU CORAÇÃO – são as do meio da composição para onde vão aromas mais "gentis", mais equilibrados. Essas notas duram bem menos que as notas de fundo, ou seja, depois de um certo tempo elas desaparecem.
* NOTAS DE CABEÇA – são as do topo da pirâmide, as que, quando você abre o frasco, sente na hora. É o momento em que a gente diz gosto ou não gosto. Por isso é interessante deixar passar um tempinho após a aplicação para sentir o perfume "se abrir".
Podemos dizer que os aromas entram na pirâmide de acordo com a volatilidade do ingrediente. Quanto mais volátil, mais para o topo da fórmula – e será essa a primeira impressão que você terá ao abrir o frasco.É importante entender que o perfume não se modifica completamente após algumas horas de aplicado.
Claro que ele mantém sua estrutura e seu aroma, pois ele é o resultado da mistura de todas essas notas, essa é a alquimia. Mas existe, sim, depois de várias horas, uma ligeira mudança, quase imperceptível – são as notas de fundo, os ingredientes que evaporam menos, que permanecem.
Vale lembrar que os perfumes duram mais em peles oleosas e nas partes do corpo que contêm dobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário